terça-feira, 5 de junho de 2012

Oportunidades de empregos crescem com a chegada da Copa e das Olimpiadas


"Até 2016, o Estado terá de 8% a 9% da empregabilidade formal ligada à indústria do turismo"

     
     O pais vive um momento de zelo com a movimentação das cidades para receber importantes eventos esportivos como a Copa do Mundo e Olimpiadas. São novas e modernas estruturas, desenvolvimento no turismo e planejamentos eficientes de politicas publicas. Esses (e outros) fatores tornam as capitais atrativas e a consequencia é boa: a valorização das mesmas.


     
     Sede dos próximos dois maiores eventos esportivos do miundo, o rio corre contra o tempo para dar conta de acomodar as milhares e milhares de pessoas que vão invadir a cidade em 2014 para a copa do mundo e, em 2016, para as olimpíadas. Ate o anos dos jogos, pelo menos 36 novos hotéis serão construídos no estado e, com isso, alavancar a geração de empregos no setor de turismo.
   A associação brasileira da industria de hotéis do RJ estima que, para cada quarto de hotel, quatro novos empregos serão criados.
    Um dos setores que apresenta boa atividade na geração de novas oportunidades e breves possibilidades relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpiadas de 2016, é o turismo, que é responsável pela criação de 7,2 milhões de vagas no páis, das quais 870 mil se referem ao futebol. 
    
Só a capital até lá, vai ganharm ais de 17 mil empreendimentos, distribuídos em bairros como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Juntos, esses novos hotéis representam a abertura de cerca de mais 40 mil empregos ligados ao turismo.
     Na visão de Pedro Novais, ministro do Turismo, durante os jogos 3,6 milhões de pessoas devem transitar pelo país, 600 mil vindas de outras nações. esse segmento representa 3% do total do PIB, mas pode chegar até 8% em 2020 por meio de cursos de capacitação profissional. Durante a Copa, cerca de 1 milhão de oportunidades de qualificação serão oferecidas para as areas de idiomas, gastronomia, saúde, informática, segurança e hotelaria.




Por Paola Morgado

2 comentários:

  1. Vale ressalvar que com a chegada desses jogos, dos megaeventos deve gerar 250 mil empregos permanentes, e um volume ainda maior de trabalhos temporários.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. 250 mil empregos permanentes já é um numero significativo, e trabalho temporário também vai ser bom para o desenvolvimento do pais e do trabalhador. -Paola

    ResponderExcluir