quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jogos Mundiais para Transplantados

Por: Nathalia Diniz


Superação é a melhor palavra para decretar uma pessoa que vivenciou a doação de um transplante. Com toda a força, ela realiza uma nova etapa em sua vida, que pode inserir a prática de esportes. Os Jogos para Transplantados são prova disso. A competição revela que um transplantado pode atingir uma ótima forma física e a qualidade de vida. Também, é uma oportunidade de comover a opinião de pública sobre a necessidade de tornar maior o número de doadores de órgãos e, consequentemente , salvar mais vidas.
A 18ª edição do evento aconteceu na Suécia em 2011. Podem participar todas as pessoas que tenham sido transplantadas pelo menos um ano antes do início dos jogos (transplantes de coração, fígado, pulmão, rim ou medula óssea).
As modalidades esportivas que fazem parte dos jogos são as seguintes: badminton, boliche, ciclismo, golfe, lawn bowls (esporte parecido com a bocha), road race (corrida de estrada), squash, natação, atletismo, tênis de mesa, tênis e voleibol. Os números são de impressionar. Para se ter uma ideia, o recorde na prova de 100 metros rasos é de 11:18 segundos e no salto a distância é de 6.85 metros. A história dos jogos para transplantados já é duradoura. O primeiro evento aconteceu em Portsmouth, na Inglaterra, em 1978. Cerca de 100 competidores participaram, vindos do Reino Unido, França, Alemanha, Grécia e Estados Unidos. A competição vem evoluindo nos últimos tempos e os Jogos em Göteburg retratam bem essa evolução. 

Em 2009, a cidade de Gold Coast, na Austrália, recebeu atletas de 39 países. Cerca de 1.900 pessoas estiveram presente para partilhar e incentivar o evento. A próxima cidade-sede já foi escolhida: Durban, na África do Sul, receberá os jogos em 2013. 
Há igualmente os Jogos de Inverno, disputados nos anos pares desde sua primeira edição, em 1994. Em 2012, eles acontecem na cidade de Anzére, na Suíça.


E o mais legal é que todas as pessoas, de todas as idades são bem-vindas nessas competições, provando que não há limite para a superação. 


Os atletas competem divididos por gênero e nas seguintes faixas etárias:
De 18 a 29 anos de idade, de 30 a 39, de 40 a 49, de 50 a 59, de 60 a 69 e maiores de 70. Os menores de 18 anos competem nos chamados "junior events", separados por gênero e divididos por faixa etária nos seguintes grupos: 5 anos de idade ou menos, de 6 a 8, de 9 a 11, de 12 a 14 e de 15 a 17. Os jovens de 16 ou 17 anos podem competir nas provas de adultos, mas desde que só compitam nessa categoria a partir de então. 
Para participar é indispensável que todos os atletas apresentem uma autorização médica por escrito e assinada, da unidade de transplantes.
Como em edições anteriores, familiares e amigos podem acompanhá-lo durante a competição. 

Os Jogos para Transplantados são um sucesso e estão aí há mais de 30 anos para mostrar os benefícios que pode trazer um transplante de órgãos e a recuperação do paciente que nunca deixa de ser um esportista. 
Além disso, o evento desperta a conscientização do público sobre a importância de se ter mais doadores.






3 comentários:

  1. Olá,sou.retransplantado de.rim e.gostaria de mais informações de como,paeticipar como atleta de.ciclismo nos jogos mundiais para transplantado,ha está possibilidade?,voltei a praticar o ciclismo de.estrada c.a.ajuda de.amigos,se tiver como alguém entrar em.contato agradeço

    ResponderExcluir
  2. Olá,sou.retransplantado de.rim e.gostaria de mais informações de como,paeticipar como atleta de.ciclismo nos jogos mundiais para transplantado,ha está possibilidade?,voltei a praticar o ciclismo de.estrada c.a.ajuda de.amigos,se tiver como alguém entrar em.contato agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel! Também sou transplantado de rim e tb pedalo, gostaria de maiores informações, se vc souber de algo entre em contato comigo! obrigado

      Excluir